O que deve ser observado ao selecionar um Fornecedor?
A gestão de fornecedores é uma das principais chaves para o crescimento e desenvolvimento de um negócio. Por essa razão, fornecedores devem ser considerados como parceiros comerciais de uma empresa. Essa relação é muito importante, pois impacta diretamente nos custos e na qualidade do seu produto, e no desempenho da empresa. Ao selecioná-los devemos estar atentos a algumas questões, veja abaixo alguns dos pontos mais importante para serem observados ao selecionar um fornecedor:
Histórico e Reputação da Empresa
A primeira coisa que deve ser observado ao selecionar um fornecedor é o histórico da empresa. Saber qual a saúde financeira da empresa, o seu tempo no mercado, a opinião dos seus clientes são indicadores relevantes para análise de um fornecedor. Uma empresa como uma boa imagem no mercado significa que ela, em sua maioria, atende aos seus parceiros com qualidade.
Gestão da Qualidade
Atualmente, qualidade não é considerado como um diferencial e sim como um requisito obrigatório. Deve-se observar a qualidade do produto ou serviço oferecido pelo fornecedor e a adoção de boas práticas na gestão de processos, analisando os resultados dos indicadores de desempenho, as implementações de melhorias, a gestão de riscos.
Custo-benefício
O objetivo é encontrar o fornecedor que melhor atende às necessidade da empresa, por isso é interessante encontrar um equilíbrio entre o preço e a qualidade do que se deseja adquirir. Deve-se observar todos os custos, diretos e indiretos, se há flexibilidade para negociação, se a capacidade produtiva oferecida atende à sua demanda e aos seus prazos.
Comunicação
A comunicação é chave para uma boa relação com o fornecedor. Por isso, observe se o fornecedor disponibiliza canais de comunicação e se eles são eficazes, se há um comprometimento em relação a essa questão pela empresa, se o tempo de resposta é aceitável. Isso é essencial, pois imprevistos vão acontecer, mas como agimos para solucioná-los, faz toda diferença.
O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do processo de Gestão de Fornecedores. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação e Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de homologação e avaliação de fornecedores. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.