Como é feito o Cadastro de Fornecedores?
O cadastro de fornecedor é um registro para controle de todas as organizações ou pessoas físicas que fornecem ou podem vir a fornecedor algum tipo de produto ou serviço à sua empresa. Esse cadastro serve para para manter as informações organizadas, otimizando o tempo na cotação de preços, na busca por dados de contato.
O cadastro do fornecedor pode ser realizado a partir de softwares especializados, através de planilhas ou formulários. Esse cadastro deve conter, inicialmente, os dados básicos do fornecedor, como CNPJ ou CPF, Nome, endereço, formas de pagamento com os dados bancários.
É preciso também registrar os dados para contato, como telefone, e-mail, horário de atendimento, nome da pessoa de contato principal e uma segunda opção para emergências. É interessante também informar quais os produtos ou serviços são negociados, além de informações adicionais como anotações sobre cotações e negociações anteriores.
Lembrando que esse cadastro deve se manter sempre atualizado para que as informações ali sejam realmente úteis e cumpra com o papel de otimizar o processo de compras.
O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do processo de Gestão de Fornecedores. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação e Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de homologação e avaliação de fornecedores. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.