Loading…

gestão de fornecedores Como identificar fornecedores críticos?

gestão de fornecedores

A relação com fornecedores traz riscos à empresa contratante, riscos que podem impactar no dia a dia da operação e também na imagem da empresa perante o mercado e a sociedade. Por isso, manter uma boa relação com o fornecedor e saber diferenciar os fornecedores críticos é tão importante.

Um fornecedor é considerado crítico quando o descumprimento de um critério impacta de forma relevante a empresa, quando há uma dependência em relação ao que é oferecido pelo fornecedor. Para identificar quais são os fornecedores críticos da sua organização, entenda quais são os itens comprados que se faltarem ou se houver atraso, o seu processo ficará comprometido, pense também nos itens adquiridos, se algum deles você possui poucas opções de fornecedores no mercado ou na sua região.

O controle de um fornecedor crítico deve ser maior devido ao nível do risco envolvido. Os fornecedores críticos devem ser auditados periodicamente para verificação do cumprimento dos requisitos legais, do atendimento às leis, para análise de demonstrações financeiras, estado das instalações, práticas adotadas e resultados dos indicadores de atendimento aos prazos, condições de entrega, qualidade do produto ou serviço ao longo de todo o contrato.

 

gestão de fornecedores O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do processo de Gestão de Fornecedores. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação e Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de homologação avaliação de fornecedores. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio