Como avaliar fornecedores segundo a ISO 9001?
A ISO 9001 estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização, incluindo requisitos para avaliação e seleção de fornecedores. Seguem abaixo algumas etapas para avaliar fornecedores, segundo a ISO 9001:
Identificar os requisitos de compra
É importante definir os requisitos de compra, incluindo especificações técnicas, quantidades, prazos de entrega, preço e outros requisitos relevantes para o produto ou serviço adquirido.
Selecionar fornecedores potenciais
Identifique uma lista de fornecedores potenciais que atendam aos requisitos de compras definidos. Isso pode ser feito por meio de pesquisas na internet, referências de outros clientes, indicações de especialistas ou outras fontes relevantes.
Avaliar os fornecedores
Avalie os fornecedores potenciais com base em critérios objetivos, como capacidade técnica, experiência, capacidade financeira, capacidade de entrega, histórico de qualidade, capacidade de suporte técnico e outros fatores relevantes para a sua compra.
Selecionar o fornecedor
Selecione o fornecedor que melhor atenda aos requisitos de compra e critérios de avaliação estabelecidos.
Monitorar o desempenho do fornecedor
Monitore continuamente o desempenho do fornecedor selecionado, medindo e avaliando a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos, a entrega dentro do prazo e outros aspectos relevantes. Isso permitirá identificar oportunidades de melhoria e mitigar riscos.
Tomar ação corretiva
Se o desempenho do fornecedor não atender aos requisitos de qualidade ou outros critérios estabelecidos, tome ação corretiva para resolver o problema. Isso pode incluir a revisão dos requisitos de compra, a avaliação de outros fornecedores ou a implementação de medidas para melhorar o desempenho do fornecedor atual.
Revisar o processo de avaliação
Revise periodicamente o processo de avaliação de fornecedores para identificar oportunidades de melhoria e garantir que os critérios de avaliação estejam atualizados e alinhados aos requisitos de qualidade.
O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do processo de Gestão de Fornecedores. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação e Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de homologação e avaliação de fornecedores. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.