Loading…

Gestão de Fornecedores Qual a diferença entre homologação e qualificação de fornecedores?

gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é importante para que empresas consigam atender suas demandas, sem surpresas desagradáveis, como atrasos e falhas, a qual prejudicam o fluxo de processos e sua imagem no mercado. A relação entre comprador e fornecedor deve ser transparente e confiável. O objetivo é garantir que o contrato seja respeitado e atendido conforme foi determinado.

Na gestão de fornecedores existem dois processos que comumente são confundidos como se tivessem o mesmo significado: homologação e qualificação.

O processo de homologação consiste em analisar os fornecedores de acordo com os critérios determinados. Esse processo permite reduzir os riscos que essa relação pode ter, garantindo maior segurança. No processo de homologação é analisado a situação econômica, fiscal, jurídica e técnica do fornecedor.

A qualificação consiste em verificar se o que foi acordado está sendo realmente cumprido. Nesse momento, deve ser avaliado as condições de preço, entrega, qualidade, apoio técnico oferecido pelo fornecedor. Portanto, a qualificação acontece após a homologação.

 

gestão de fornecedores O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do processo de Gestão de Fornecedores. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação e Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de homologação avaliação de fornecedores. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio